Nos dias atuais o que mais se vê dentro das igrejas evangélicas em geral, são escândalos. Mas não me refiro aqui ao fato de os mesmos surgirem, o problema são as decisões tomadas quando os escândalos aparecem, por isso passo minha visão segundo a BÍBLIA acerca do assunto, para definir; O que fazer? Há punição? Através de quem devo analisar o escândalo?
E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, masai daquele por quem vierem!
(Lc 17.1)
Jesus no capítulo 17 do evangelho segundo escreveu Lucas; diz aos seus discípulos que seriaIMPOSSÍVEL que não surgisse escândalos! Poxa se Jesus está dizendo não encontro nem motivos pra dizer ou tentar verificar o contrário! Os escândalos iram surgir sempre, no meio evangélico! Por simples motivos; a igreja é formada por: ex-fofoqueiro, ex-mentiroso, ex-prostitutas (os), e muitos outros. Mais todos integrantes da igreja são seres humanos, passivos a erros e falhas, alguns irão se sobressair e em certo momento irão falhar e daí irá surgir um escândalo.
Imagine um “pastor”, depois de ser visado por sua igreja, amigos, parentes e outros. Agora caí no erro de adulterar, ou de roubar, seja lá qual for o erro cometido! Com certeza será um escândalo, pois ninguém iria esperar tal coisa do mesmo!
Mas o que fazer quando um escândalo surgir?
Quando um escândalo surgir, cabe a igreja, ao líder da igreja, identificar quem são os “autores” do escândalo, quem são os envolvidos.
No inicio do versículo dois Jesus vai dizer; Melhor lhe fora… - Com isso eu consigo entender que antes de tomarem qualquer atitude conseguiram achar o responsável pelo escândalo! Pra deixar bem claro, Jesus fala de pessoa! Ser humano e não da satanás ou seus demônios. Portanto não pense que achar o responsável é dizer que satanás é o grande vilão do escândalo.
Achando o responsável o mesmo deve ser punido?
Segundo o dicionário a palavra escândalo significa:
Ato que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mauexemplo.
Jesus vai dizer no versículo dois que seria melhor que o responsável pelo escândalo tivesse uma pedra ao pescoço e fosse jogado ao mar, do que ter “induzido” alguém a errar. - Se Jesus nos informa que a pena de “morte” seria “pequena”. – Entendo que a pessoa que proporciona um escândalo deve ser punida de maneira rigorosa! – Para que outros ao serem tentados por algo igual ou parecido, saiba que a punição para tal erro é “pesada”.
A punição deve existir pelo fato de um escândalo levar muitos a se desviarem, a não aceitarem a Jesus, por colocar a Jesus em um novo julgamento. – Por que se não houver, muitos outros iram cometer o mesmo erro, por falta de punição, seria como um assassino que soubesse que matar alguém não iria lhe trazer nenhum prejuízo! O que o impediria de cometer um assassinato?
Depois de um escândalo Através de quem devo olhar o escândalo?
No versículo três Jesus diz; Olhai por vós mesmos. – Dentro da igreja existem pessoas de visões diferentes, pensamentos distintos, portanto. Jesus nos aconselha, que devemos olhar por nós! Não devemos julgar o erro de uma pessoa por que alguém me informou que ela errou! Eu tenho que ver a situação e analisá-la. Não se deixe levar pela visão de terceiros!
A Paz do Senhor a Todos.
Bibliografia:
“escândalo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,http://www.priberam.pt/DLPO [consultado em 18-12-2013].












