Amizade

Curta os bons momentos de 2014 com seus amigos!

Blog do Rafael Silva

Seja Bem vindo ao meu blog, cadastre-se ao lado para receber nossos posts por e-mail. Fique a vontade!

Ore mais, Isso irá te Ajudar

O seu estado físico depende de sua oração, pratique-a para que você tenha uma saúde melhor!

Novo post; Escândalos na Igreja

Leia o novo post sobre escândalos na igreja, deixe seu comentário.

Veja nossos Videos

Preparamos uma excelente playlist para que vocês possam visualizar e crescer espiritualmente, veja, e deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Versículo Atual

amigos que é companheiro de mesa, mas que não será fiél no dia de tribulação (Ec 6.10)

31/12/2013

Vida "errada", mas cheio do Espirito Santo, é possível?


Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem AGRADAR a Deus. (Rm 8.5-8 ARC).

As ações do Espírito Santo em nossas vidas são complementares e não CONTRÁDITÓRIAS em nossas vidas, uma pessoa não consegue conservar a ação do Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo Espírito Santo, que quer conduzir está pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e obediência as mesmas.

A bíblia menciona em Ap 22.15; Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Uma pessoa que vive no pecado, que não se arrepende de ter feito ou fazer algo, ilude-se pensando que tem aprovação do Espírito Santo e que está cheio do mesmo! O Espírito Santo não vai abandonar está pessoa pois irá atuar tentando convencê-lo do erro que cometeu para que está pessoa peça perdão e retome uma vida de santidade.

Mas se uma pessoa vive em adultério, e daqui a pouco se diz cheia do Espírito Santo, é mentira! Pois como dito anteriormente a ação do Espírito Santo é complementar e não contraditória.

Os Frutos e os dons só complementam a nossa busca por melhorar a cada dia, quando buscamos nos aproximar de Jesus a nossa vida vai se moldando, da maneira que o Espírito Santo tenha liberdade de agir, nos tornamos pessoas; Que vive e professa a verdade, que não comete adultério, que ama ao próximo, que não se prostitui, que adora só a Jesus, nos tornamos uma pessoa que foge do pecado. Que não vive uma vida de iniquidade.

Se alguém vive cometendo erros, precisa se reajustar, para que possa novamente estar cheio do Espírito Santo, não basta louvar, adorar, estar na igreja, andar "comportado", ter uma aparência de "santidade", é necessário viver em santidade.


Graça e Paz.

30/12/2013

Escâdalos na Igreja


Nos dias atuais o que mais se vê dentro das igrejas evangélicas em geral, são escândalos. Mas não me refiro aqui ao fato de os mesmos surgirem, o problema são as decisões tomadas quando os escândalos aparecem, por isso passo minha visão segundo a BÍBLIA acerca do assunto, para definir; O que fazer? Há punição? Através de quem devo analisar o escândalo?
E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, masai daquele por quem vierem!
(Lc 17.1)
Jesus no capítulo 17 do evangelho segundo escreveu Lucas; diz aos seus discípulos que seriaIMPOSSÍVEL que não surgisse escândalos! Poxa se Jesus está dizendo não encontro nem motivos pra dizer ou tentar verificar o contrário! Os escândalos iram surgir sempre, no meio evangélico! Por simples motivos; a igreja é formada por: ex-fofoqueiro, ex-mentiroso, ex-prostitutas (os), e muitos outros. Mais todos integrantes da igreja são seres humanos, passivos a erros e falhas, alguns irão se sobressair e em certo momento irão falhar e daí irá surgir um escândalo.
Imagine um “pastor”, depois de ser visado por sua igreja, amigos, parentes e outros. Agora caí no erro de adulterar, ou de roubar, seja lá qual for o erro cometido! Com certeza será um escândalo, pois ninguém iria esperar tal coisa do mesmo!
Mas o que fazer quando um escândalo surgir?
Quando um escândalo surgir, cabe a igreja, ao líder da igreja, identificar quem são os “autores” do escândalo, quem são os envolvidos.
No inicio do versículo dois Jesus vai dizer; Melhor lhe fora… - Com isso eu consigo entender que antes de tomarem qualquer atitude conseguiram achar o responsável pelo escândalo! Pra deixar bem claro, Jesus fala de pessoa! Ser humano e não da satanás ou seus demônios. Portanto não pense que achar o responsável é dizer que satanás é o grande vilão do escândalo.
Achando o responsável o mesmo deve ser punido?
Segundo o dicionário a palavra escândalo significa:
Ato que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mauexemplo.
Jesus vai dizer no versículo dois que seria melhor que o responsável pelo escândalo tivesse uma pedra ao pescoço e fosse jogado ao mar, do que ter “induzido” alguém a errar. -  Se Jesus nos informa que a pena de  “morte” seria “pequena”. – Entendo que a pessoa que proporciona um escândalo deve ser punida de maneira rigorosa! – Para que outros ao serem tentados por algo igual ou parecido, saiba que a punição para tal erro é “pesada”.
A punição deve existir pelo fato de um escândalo levar muitos a se desviarem, a não aceitarem a Jesus, por colocar a Jesus em um novo julgamento. – Por que se não houver, muitos outros iram cometer o mesmo erro, por falta de punição, seria como um assassino que soubesse que matar alguém não iria lhe trazer nenhum prejuízo! O que o impediria de cometer um assassinato?
Depois de um escândalo Através de quem devo olhar o escândalo?
No versículo três Jesus diz; Olhai por vós mesmos. – Dentro da igreja existem pessoas de visões diferentes, pensamentos distintos, portanto. Jesus nos aconselha, que devemos olhar por nós! Não devemos julgar o erro de uma pessoa por que alguém me informou que ela errou! Eu tenho que ver a situação e analisá-la. Não se deixe levar pela visão de terceiros!
A Paz do Senhor a Todos.
Bibliografia:
“escândalo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,http://www.priberam.pt/DLPO [consultado em 18-12-2013].

Stress, Dor de cabeça, Cansaço, DORES DESTE Século.


Nos dias atuais o que mais vemos são pessoas sofrendo com estes males como Stress, Dor de cabeça, cansaço, e muitos outros.

O que fazer para se ver livre desses males que ataca tantas pessoas hoje em dia, devido aos seus compromissos, afazeres, e outros? O Ser humano, tem uma forma de tranquilizar o seu corpo  e ter um estado físico muito bom.

O simples fato de você parar, e começar a horar, te leva a se livrar desses males. Dedique mais tempo para meditar sobre a palavra, para você louvar a Jesus, para você orar. Em cada turno do seu dia dedique no mínimo 5 minutos para você praticar uma dessas opções acima.

Quando você ora:
Você fala com Jesus, o único que tem poder de levar sobre sí todas as nossas dores, preocupações, dificuldades, amarguras, tristezas, em fim, tudo aquilo que pode te abalar fisicamente Ele tem poder de retirar de nossas vidas. Fale com Ele.

Quando você louva.
Por mais estressado que você esteja, no momento que você começa a adorar a Jesus, seus problemas começam a se retirar, se você estava estressado começa a se acalmar. O Milagre de Jesus se inicia junto a sua adoração. Tente comece a louvar mais a Jesus e verás que os seus problemas irão diminuir.

Quando você lê a Bíblia.
Você se prepara para as dificuldades que irão surgir, a palavra de Jesus te conduz em meio a escuridão. Leia e saberá o que fazer nos momentos que receber as piores noticiais. Na palavra você conhece mais a Jesus, e se solidifica para os diversos momentos do seu dia a dia.

Busque primeiro o Reino de Deus, e você será mais feliz!

A igreja: De ontem, hoje e Amanhã.

Ao longo dos anos às igrejas vem se modificando. A maneira de adorar a Deus, hoje, está relacionado com dízimo e ofertas, como se podéssemos comprar a Deus. As igrejas de outrora em que os pastores estava preoculpados com as ovelhas, em fortalecê-las para que elas através da palavra se firmasse cada vêz mais na presença de Deus. hoje estamos na era do não tem nada a ver.
A NÃO TEM NADA A VER VOCÊ IR PARA O ENFERNO COM AS PRÁTICAS MUNDANAS.
Práticas essas que estão invadindo a igreja e que muitos pastores aceitam para não perder ovelhas, o que nós hoje criticamos as igrejas do passado pelo exagero em se santificar e muitas das vezes aplicavam DOUTRINAS DO HOMEM, as de hoje exageram no PECADO DA OMISSÃO porque se a palavra diz que sem santificação ninguêm verá a Deus para onde está caminhando a igreja deste século?
Antes a igreja pecava na DOUTRINA DO HOMEM. hoje o pecado é a OMISSÃO. (Autora: Marinêz Mello)

Amigos de verdade, sempre Voltam!

amizade

TEXTO BASE.

(Jo 21.14-17)
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 
Até que ponto isso é uma verdade? Indagando-me a cerca de amigos que tem a frustração de ser "traído", de ser "abandonado", ou por qualquer outro motivo que não se envolvam grande traições! Falo aqui de coisas do tipo; Discordarem em opiniões, marcarem para sair e receber um bolo, falar o que não deveria ser dito, coisas aparentemente leves! Nada do tipo roubo, adultério, assassinato, nada em uma esfera e proporção muito grande! E pensando sobre isso Jesus me fez entender, através de sua revelação, que amigos de verdade, sempre voltam! Mas não voltam com receios, não voltam pela metade, voltam completamente! Não há uma volta, do tipo; Voltei mais não será mais a mesma coisa! Porque o elo que mantém uma verdadeira amizade é baseada no amor (Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.  - Provérbios 17:17) - Um amor de irmãos, uma cumplicidade, a vontade de ver o bem do outro! Jesus mesmo sendo traído por Pedro o convidou para apascentar as ovelhas (igreja), Jônatas mesmo sendo filho de Saul, protegia Davi devido ao amor que sentirá pelo mesmo 1 Sm 18:3. A realidade é que a amizade é um sentimento tão nobre que através dela conseguimos gerar um laço familiar, e satanás não fica feliz, com isso! Por isso hoje se tiveres algum amigo, que o mesmo se afastou por algum laço de satanás, procure-o! Faça a sua parte buscando a reconciliação, pois se fores verdadeiramente seu amigo (a) Ele (a) voltará! Qualquer coisa, envie este artigo para o mesmo, que com certeza o Espírito Santo irá falar ao seu coração, pois contra o agir do Espírito Santo de Deus não há poder. A paz do Senhor

Deus Proverá!

deus_proverá
E disse Abraão: Deus Proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.
Abraão tinha agora um grande "problema", estava prestes a "perder"  a promessa dada por Deus, o filho que tanto esperou. Mas ao subir para cumprir com o pedido de Deus, perguntado pelo próprio filho aonde estava o cordeiro, ele diz; Deus proverá!
Em momentos difíceis temos que dizer em alto e bom som: DEUS PROVERÁ! Podemos não estar vendo, podemos não entender, mas temos que acreditar e vivenciar o a afirmação acima, porque quando vivenciamos, quando acreditamos que nossas vidas está sob o controle de Jesus, pode acontecer o que for; no momento certo Deus proverá! Hoje Jesus proverá para sua vida O Escape, A solução Perfeita, A cura, A Mudança, A libertação, o ânimo, A coragem. Deus PROVERÁ!
Abraão como Líder da situação e seu filho como liderado, teve uma sabedoria muito grande da parte de Jesus. Isaque como liderado não estava entendo a situação, se Abraão naquele momento informasse a ele sobre o que Deus tinha requerido, a subida e o preparo de tudo se tornaria mais complicado e pesado!
Como Líder você tem que entender que nem tudo o que Deus lhe confia pode ser passado aos liderados, muita das vezes complicamos a situação, por falarmos o que não tínhamos que falar. Cuidado com as informações que você tem passado aos seus liderados.
A frase afirmativa de Abraão, confiando em Jesus (DEUS), foi tão importante para naquele momento que logo após do ponto final da frase que se inicia no versículo 8 com Deus Proverá, a Bíblia nos informa; ...Assim, caminharam ambos juntos.
Se você fala só o que tem que ser dito e acredita que Jesus está no controle; o resultado final será sempre; Caminharam ambos juntos! Se hoje em sua liderança, organização, igreja, grupo tem pessoas caminhando em direções opostas a sua é porque de alguma forma estão falando o que não era pra falar e a confiança não está totalmente em Jesus! Que Hoje você possa DIZER EM ALTA VOZ: Deus Proverá, acredite, profetize pois maior que seja o problema, o Nosso Deus Jesus tem poder para solucionar, mesmo quando não acreditamos, ou quando tudo já parece ter ido abaixo; Deus pode bradar hoje e mudar sua história.
A Paz do Senhor a Todos.

29/12/2013

Evangélicos sem Identidade!

E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pêlos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita. (II Rs 1.8 ARA)
Nos dias atuais o número de evangélicos vem se ampliando, a igreja está diversificada, para atrair pessoas de diversos tipo de personalidade. Mas a preocupação é ganhar almas hoje em dia, e ensiná-las? O que se faz além do discipulados? E os exemplos que as mesmas terão?
Na mesma proporção que tem novos evangélicos surgindo, vemos pessoas antigas errando e pecando. No versículo citado acima, observamos que só pelas características passadas, reconheceram quem era o profeta! Hoje em dia as pessoas não conseguem mais discernir quem é quem!
As atitudes não condizem com o evangelho que se diz viver, as roupas então! Não digo pelo fato das pessoas se vestirem bem ou quererem estar bonitos (as), devemos sim andar bem arrumados (a), bonitos (a)  e elegantes.
Só não devemos andar ATRAENTES fisicamente.
Se o seu falar, modo de vestir não for voltado para Jesus, como você chegará ao céu? Quem você estará atraindo?

14/08/2013

Comentário da Carta do Apóstolo Paulo a Tito

Faça o Download em PDF, deste Comentário.

                Está Epistola fala que nós devemos nos tornar um padrão de boas obras, ou seja, ter e ser um exemplo de vida cristã.
Tito era um jovem pastor que tinha a dura missão de pastorear na ilha de Creta. Porque a dura missão? – Porque se você quer falar de pessoas imprudentes, impuras, maledicentes, insubordinadas, indisciplinadas, sem o menor censo de ética cristã e difamadora da palavra de Deus, eles se encontravam em Creta.
                E o problema começam com os mais velhos, que deveriam servir de bons exemplos para os mais novos – mas estes eram os primeiros a dar o mal exemplo.
                Tito então tinha uma incumbência de ser modelo para aquele povo.
Ai você pode se perguntar assim; O quê que eu tenho a ver com isso? (Você vai entender!) – Esta carta fala de princípios éticos, para minha vida e a sua vida. – O que quer dizer ética? Ética fala de conduta, ou seja, comportamento que deve ser padrão para todos, ou seja eu não posso me comportar de um jeito e você de outro.
Eu não posso ser uma coisa aqui e outra no meu trabalho – O meu senso ético tem que prevalecer em qualquer lugar, em qualquer circustância!
Trocando em miúdos; nós crentes em Jesus temos mesmos que darmos e sermos exemplo em qualquer lugar para com qualquer pessoa. – E esse era o grande problema daquele lugar, o povo não queria saber de disciplina, doutrina, ser puro, buscar conhecer a Deus, ter classe, educação, prudência. E por causa desse comportamento a palavra de Deus estava sendo difamada.
E nos dias de hoje não é diferente não! – Sabe o que vem acontecendo hoje, se encaixa no velho ditado que diz; “há muito cacique pra pouco índio.” Ninguém quer respeitar autoridade, ninguém quer respeitar doutrina, educação, comportamento, prudência, há impressão que isso dá e que ninguém, nunca ouviu falar nessas coisas. – Os crentes age como os daquela ilha estão perdendo o bom censo.
Tem crente que se encomoda com doutrina, tem noção do que é isso. O pastor, dirigente, obreiro, o líder fala uma coisa que é para o bem geral, de todos e tem gente que não concorda acha “radical”.
Ex: Celulares, conversa na hora do culto.
A carta de Tito fala que os homens, deveriam ser sábios, prudentes e ter uma fé sadia, ter amor e paciência!
As mulheres: Maduras, de bom porte, sabias, não mexiriqueiras, bem feitoras, deveriam ser exemplos para os mais jovens!
Falando um pouco da minha avó
                Quando você faz boas obras até quando você parte, você ainda vai servir de exemplo para muitos. – As jovens casadas; deveriam amar seus maridos e filhos, ser bondosas, fiéis, honestas e cristãs. Os jovens prudentes “ a prudência é uma virtude rara na juventude normalmente o jovem acha que pode tudo “eu sou jovem e tenho que aproveitar a vida” – Para estes eu aconselho a ler o livro de provérbios!
Os servos; obedientes, trabalhadores e honestos
E Tito estava ali para ser exemplo – Sabe onde estes conselhos deveriam ser aplicados hoje? Em nossas casas e famílias! – Os lares cristãos são terrenos onde os princípios da fé germinam.
Paulo fala que um crente indisciplinado não pode vencer o pecado e fazer o que diz Gl 2:20 “Estou crucificado com cristo e não mais vivo eu, mas Cristo vivem em mim!” – E é o Espírito Santo quem nos disciplina quando você não segue estes conceitos básicos mas fundamentais para sua vida cristã. A palavra de Deus é difamada!
Você sabia que somos julgados pelo mundo MAIS PELA NOSSA VIDA DO QUE PELO QUE PREGAMOS? – ou seja, uma vida santa é a maior defesa da fé, contr nosso adversário. Quer vencer a satanás? Tenha uma vida santa!
Moody um grande pregador dizia que a melhor forma de concertar uma vara torta é colocar uma “direita” ao seu lado! – E essa vara “direita” é você.
Não tem meio termo ou somos disciplinados em tudo, ou somos disciplinados em tudo! – Caso contrário seremos derrotados pelo nosso adversário e difamarmos a palavra de Deus – Nós estamos o tempo todo sendo observados pelo mundo.
Nós temos como crentes a responsabilidade de sermos exemplos. E nossa obrigação é ornamentar-nos a doutrina de Deus mediante a qualidade de nossa vidas, podemos ajudar a outros a conhecer Jesus, e aprecia de forma real sua graça redentora.
Ex; O Papa Francisco, estamos em uma “competição”, temos sempre que mostra que somos melhores!
Falando de mim!
A nossa conduta pode negar ou testificar nosso relacionamento com Deus. – E a nossa conduta de vida que embeleza o evangelho, isso quando nos permitimos que a beleza cristã entre em mim ou em nós.
                Que nossos Corações venham acrescentar beleza ao evangelho.
E é através de nossas condutas de vida que exemplificamos as virtudes de uma vida cristã.
Versinho
                “De Jesus a beleza se veja em mim seu poder e pureza revele, sim!
                E que todo o meu ser
                Possa se converter
                Na beleza de Cristo Jesus
Em mim”

Faça o Download em PDF, deste Comentário.

Cíntia.

Igreja Evangélica Boas Novas do Sarapuí

09/08/2013

O que é Roubar aos POBRES?


Em Provérbios 22.22, o sábio dá um conselho, buscando a reflexão dos que lê-sem.

Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles, na porta, o aflito.
É um versículo muito "simples", e a mensagem que o sábio tenta passar também é clara e objetiva, mas tanta clareza e objetividade nos leva a refletir sobre e procurar entender o que o mesmo tentou passar.
Para Geração que estamos vivendo este versículo caí perfeitamente a algumas pessoas. Porque hoje muitos estão vivendo por aparência, a civilização está se tornando cada dia mais covarde, aonde as pessoas prejudicam as que estão "abaixo" delas.

O Sábio estava passando, para não roubar ao pobre, PORQUE O POBRE não tinha muito para que tivesse a "sorte" de ser roubado, se roubasse um rico, ele não iria sentir tanta falta quanto o pobre sentiria!

Levando para o lado espiritual, as pessoas que tem contato com cristo, que tem intimidade com Jesus, em uma conversa com um irmão, com você cristão, pode ficar sem ouvir a palavra, que não irá sofrer tanto, porque ela é "rica" de palavra, ela tem intimidade, contato. Mas uma pessoa que não tem contato, que é "pobre" de JESUS CRISTO, não pode ficar sem ouvir a palavra que salva, cura e liberta porque ela sofrerá muito mais com isso, terá prejuízos muito maiores.

Não roubes aos POBRES, pelo contrário aproveite cada oportunidade para falar e levar Jesus a quem precisa, você é o canal que Jesus quer usar!



15/07/2013

O Foco do Líder (Js 1.10-15 - NTLH)

Então Josué ordenou aos líderes israelitas:Vão pelo meio do acampamento, dando esta ordem ao povo: "Arranjem comida porque daqui a três dias vocês vão atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes dará."E Josué disse às tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste:Lembrem da ordem de Moisés, servo do SENHOR:"O Senhor, nosso Deus, dar[a esta terra a vocês para morarem nela e ali viverem em segurança.As suas mulheres, as crianças e o gado ficarão aqui na terra que Moisés lhes deu a leste do rio Jordão. Mas que os homens peguem as suas armas e atravessem o rio na frente dos seus irmãos israelitas e estejam prontos para ajudá-los na batalha!Eles tomarão posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes dará e ficarão morando nela. Quando isso acontecer, vocês voltarão para viver na terra que Moisés, servo de Deus, deu a vocês aqui, a leste do Jordão.
Olá caros amigos,

Estava reparando nessa passagem, o foco do líder que DEUS levantou depois de Moisés.
Mesmo tendo "perdido" (Creio eu) um amigo, companheiro em muitas lutas burocráticas e físicas, Josué demonstra o foco de sua liderança nas primeiras ordens.

Infelizmente os líderes de hoje tem perdido o foco mediante algumas percas que ocorrem em suas vidas. Líder de Cristo não permita que nada tire o seu foco, que nada retire a sua capacidade de guiar e liderar.
 Vou citar três atitudes que são essenciais para uma liderança, segundo a minha visão (Rafael Silva):


  1. Planejamento
  2. O que Levar e para Onde Levar Consigo
  3. Toda Ajuda tem um tempo Limitado

Todo grupo, organização, empresa, negócio, time, e outros necessitam de líderes que saibam executar estes três itens acima, e na primeira ação de Josué ele os demonstrou.
Mas porque toda organização precisa de Planejamento, Saber o que levar e entender que toda ajuda tem um tempo limitado? Vou te responder abaixo:


  • Planejamento:
O Planejamento irá evitar que a organização e/ou grupo liderado sofra com a falta de organização, a falta de direção. O planejamento possibilita tanto ao líder quanto aos liderados a sensação de saber aonde está e para aonde está indo. O Planejamento possibilita ao líder antever as dificuldades que pode surgir durante o caminho, possibilita perceber o quanto se pode lucrar com algumas atitudes pré-moldadas.
Josué praticou o Planejamento quando informou ao povo que providencia-se comida para à travessia,  evitando que o povo gastasse mais tempo do que devia durante a viagem. Essa atitude permitiu que pais de família ficam prevenidos para com a necessidade de seus filhos. Chefes de tribos pode-se organizar-se para cuidar de idosos. Pois a comida teria importância para manter a força e o vigor de todos durante a passagem.
Você tem preparado o seu alimento para travessias que tem enfrentado durante os dias, tem se preparado para as investidas do inimigo, sabendo que o mesmo busca dia após dia a sua queda?

  • O que levar e para Onde levar Consigo?
Segunda ordem que moisés dá é para que os Líderes deixassem suas esposas, seus filhos e seus gados na Terra que eles tinham herdados e que só levariam as espadas ao campo de batalha.
O que os líderes tinha que deixar tinham valores muito maiores do que suas espadas, mas tinham que ficar.

Mas infelizmente muitos hoje em dia não sabem o que levar ao campo de Batalha, no centro do campo de batalha estão querendo envolver suas familias seus bens materiais, Tem coisas que ficam em local de segurança! Qual é o seu local de Segurança hoje? Jesus? então deixe Sua família, seus bens materiais, seus frutos nas mãos de Jesus. Pegue sua espada e corra para o campo de Batalha é hora de lutar.
Tem momentos durante nossa função de líder que temos que abrir mão de algumas coisas que são muito valorosas para nós, abrir mão mesmo! Perder para que possamos alcançar coisas maiores. Mas hoje infelizmente vivemos em uma sociedade que impõe que nossa função é ganhar é ter!Não seja o jovem rico que preferiu ficar com seu ouro do que largá-lo e ganhar lugar ao lado de Cristo.


  • Toda ajuda tem tempo limitado!
Hoje em dia os Líderes devem informar aos seus liderados que sua ajuda tem tempo limitado eles devem aproveitar e utilizar cada segundo de sua pessoa, da pessoa que está ao lado deles. De modo que saibam valorizar a presença de um companheiro de serviço, de obra. De modo que possa crescer o máximo possível enquanto estiver recebendo ajuda.


O Povo que atravessou o Jordão a fim de ajudar, não permaneceria até que conseguissem se estruturar lá. Após a conquista eles iriam embora, eles sairiam. Então tinham que aproveitar a ajuda a fim de tornar mais fácil e mais rápido a conquista.

Saber que não teriam ajuda por muito tempo, só pelo tempo necessário, impediria que o povo relaxa-se durante a batalha, impediria que o povo reclama-se após conquistar a terra querendo ajuda até se estrutura-sem.


Josué além de solicitar ajuda, informou aos ajudantes que não iriam ficar por muito tempo, detalhou a ajuda que estava sendo solicitada. Cada líder ao solicitar ajuda deve informar o tipo de ajuda que está sendo solicitada, por quanto tempo, em que setor, os rumos do plano e da batalha que será enfrentada.
Tornar claro cada situação, é obrigação do Líder, tanto para os liderados quanto para os que o ajudaram em certo momento.

Significado: Josué = Javé é Salvação.



A Paz do Senhor a todos.