Versículo Atual

amigos que é companheiro de mesa, mas que não será fiél no dia de tribulação (Ec 6.10)

14/08/2013

Comentário da Carta do Apóstolo Paulo a Tito

Faça o Download em PDF, deste Comentário.

                Está Epistola fala que nós devemos nos tornar um padrão de boas obras, ou seja, ter e ser um exemplo de vida cristã.
Tito era um jovem pastor que tinha a dura missão de pastorear na ilha de Creta. Porque a dura missão? – Porque se você quer falar de pessoas imprudentes, impuras, maledicentes, insubordinadas, indisciplinadas, sem o menor censo de ética cristã e difamadora da palavra de Deus, eles se encontravam em Creta.
                E o problema começam com os mais velhos, que deveriam servir de bons exemplos para os mais novos – mas estes eram os primeiros a dar o mal exemplo.
                Tito então tinha uma incumbência de ser modelo para aquele povo.
Ai você pode se perguntar assim; O quê que eu tenho a ver com isso? (Você vai entender!) – Esta carta fala de princípios éticos, para minha vida e a sua vida. – O que quer dizer ética? Ética fala de conduta, ou seja, comportamento que deve ser padrão para todos, ou seja eu não posso me comportar de um jeito e você de outro.
Eu não posso ser uma coisa aqui e outra no meu trabalho – O meu senso ético tem que prevalecer em qualquer lugar, em qualquer circustância!
Trocando em miúdos; nós crentes em Jesus temos mesmos que darmos e sermos exemplo em qualquer lugar para com qualquer pessoa. – E esse era o grande problema daquele lugar, o povo não queria saber de disciplina, doutrina, ser puro, buscar conhecer a Deus, ter classe, educação, prudência. E por causa desse comportamento a palavra de Deus estava sendo difamada.
E nos dias de hoje não é diferente não! – Sabe o que vem acontecendo hoje, se encaixa no velho ditado que diz; “há muito cacique pra pouco índio.” Ninguém quer respeitar autoridade, ninguém quer respeitar doutrina, educação, comportamento, prudência, há impressão que isso dá e que ninguém, nunca ouviu falar nessas coisas. – Os crentes age como os daquela ilha estão perdendo o bom censo.
Tem crente que se encomoda com doutrina, tem noção do que é isso. O pastor, dirigente, obreiro, o líder fala uma coisa que é para o bem geral, de todos e tem gente que não concorda acha “radical”.
Ex: Celulares, conversa na hora do culto.
A carta de Tito fala que os homens, deveriam ser sábios, prudentes e ter uma fé sadia, ter amor e paciência!
As mulheres: Maduras, de bom porte, sabias, não mexiriqueiras, bem feitoras, deveriam ser exemplos para os mais jovens!
Falando um pouco da minha avó
                Quando você faz boas obras até quando você parte, você ainda vai servir de exemplo para muitos. – As jovens casadas; deveriam amar seus maridos e filhos, ser bondosas, fiéis, honestas e cristãs. Os jovens prudentes “ a prudência é uma virtude rara na juventude normalmente o jovem acha que pode tudo “eu sou jovem e tenho que aproveitar a vida” – Para estes eu aconselho a ler o livro de provérbios!
Os servos; obedientes, trabalhadores e honestos
E Tito estava ali para ser exemplo – Sabe onde estes conselhos deveriam ser aplicados hoje? Em nossas casas e famílias! – Os lares cristãos são terrenos onde os princípios da fé germinam.
Paulo fala que um crente indisciplinado não pode vencer o pecado e fazer o que diz Gl 2:20 “Estou crucificado com cristo e não mais vivo eu, mas Cristo vivem em mim!” – E é o Espírito Santo quem nos disciplina quando você não segue estes conceitos básicos mas fundamentais para sua vida cristã. A palavra de Deus é difamada!
Você sabia que somos julgados pelo mundo MAIS PELA NOSSA VIDA DO QUE PELO QUE PREGAMOS? – ou seja, uma vida santa é a maior defesa da fé, contr nosso adversário. Quer vencer a satanás? Tenha uma vida santa!
Moody um grande pregador dizia que a melhor forma de concertar uma vara torta é colocar uma “direita” ao seu lado! – E essa vara “direita” é você.
Não tem meio termo ou somos disciplinados em tudo, ou somos disciplinados em tudo! – Caso contrário seremos derrotados pelo nosso adversário e difamarmos a palavra de Deus – Nós estamos o tempo todo sendo observados pelo mundo.
Nós temos como crentes a responsabilidade de sermos exemplos. E nossa obrigação é ornamentar-nos a doutrina de Deus mediante a qualidade de nossa vidas, podemos ajudar a outros a conhecer Jesus, e aprecia de forma real sua graça redentora.
Ex; O Papa Francisco, estamos em uma “competição”, temos sempre que mostra que somos melhores!
Falando de mim!
A nossa conduta pode negar ou testificar nosso relacionamento com Deus. – E a nossa conduta de vida que embeleza o evangelho, isso quando nos permitimos que a beleza cristã entre em mim ou em nós.
                Que nossos Corações venham acrescentar beleza ao evangelho.
E é através de nossas condutas de vida que exemplificamos as virtudes de uma vida cristã.
Versinho
                “De Jesus a beleza se veja em mim seu poder e pureza revele, sim!
                E que todo o meu ser
                Possa se converter
                Na beleza de Cristo Jesus
Em mim”

Faça o Download em PDF, deste Comentário.

Cíntia.

Igreja Evangélica Boas Novas do Sarapuí

0 comentários:

Postar um comentário